Ferramentas gratuitas para mensurar resultados em Mídias Sociais (Via Blog do Villela)

Olá, amigos do Blog do Villela!

Um assunto muito importante e que vem sendo constantemente questionado por profissionais que atuam em mídias sociais é como mensurar resultados em esforços de marketing para estas mídias.

Monitorar resultados de um plano de marketing agrega valor direto às marcas, pois ajudam a melhorar seu controle de qualidade ou até mesmo resolver problemas de seus consumidores que, na maior parte das vezes, poderiam passar despercebidos.

É claro que monitorar é apenas uma peça deste quebra-cabeça, entretanto, é importante saber quem está dizendo o quê, onde a conversa está acontecendo, para assim então, poder responder apropriadamente.

Procurei elencar neste post algumas ferramentas gratuitas, testadas pelo SixRevisions, que trazem melhores direções para suas ações através das mídias sociais. Sem mais delongas, vamos às ferramentas e suas respectivas funcionalidades.

#1. Google Alerts

Esta é antiga, porém, não poderia faltar neste post! O Google Allerts proporciona programar certas palavras-chaves a serem pesquisadas. Tais palavras podem corresponder ao nome de sua empresa e de seus concorrentes, somente como exemplo. Após programado, o Google Allerts se encarrega de enviar resultados dessas palavras sempre que houver novas ocorrências em sua busca. O formato de entrega dos resultados pode ser tanto e-mail quanto RSS.

Quando combinado com o iGoogle, você pode criar uma página que contenha as últimas ocorrências da busca para suas palavras-chaves. Quando se trata de monitoramento, esse é o mínimo que você deve fazer. É gratuito e funciona como um ótimo espião.

#2. Twitter Advanced Search

Para quem usa o Twitter somente via web, sem nenhum aplicativo como HootSuite ou TweetDeck, é importante saber que o Twitter disponibiliza uma página de busca avançada que o ajuda a realizar poderosas buscas.

Uma vez configurados os campos de busca, você pode salvá-la em formato RSS para assim ficar antenado com os tweets em cima da hora.

#3. Icerocket

Muito utilizado, Icerocket o ajuda a buscar via Twitter, blogs, web, notícias, imagens e muito mais. A busca envolve uma nuvem de tags e uma simples lista de menções da palavra-chave ou termo de busca. Esta ferramenta de monitoramento em mídias sociais também oferece a possibilidade de favoritar sua busca para futuras consultas.

Apesar de muito útil, alguns internautas acham sua interface e o design das páginas com resultados da busca um tanto arcaico quando comparado à outras opções.

#4. Addict-o-matic

Esta ferramenta é uma página que concentra os resultados de busca através de blogs, Twitter, Digg, Flickr e muito mais. Sua interface é agradável e dispõe de um painel de ferramentas (dashboard) exclusivo para cada um de seus assinantes. Addict-o-matic é uma das melhores ferramentas disponíveis gratuitamente para concentrar todo o seu “buzz” em um só lugar.

#5. Boardtracker

Boardtracker tem como foco acompanhar o “buzz” em fóruns e listas de discussão da web. A ferramenta inclui uma nuvem de tags como tópicos e lista de influência. Existem alguns anúncios junto aos seus resultados de busca, o que poderá levar à desistência de alguns internautas. Está disponível também uma versão Premium. Caso seu público-alvo seja mais ativo em fóruns de discussão do que em outros canais, esta pode ser a ferramenta certa para você.

#6. Twazzup

Buscando alguma ferramenta de monitoramento focado única e exclusivamente no Twitter, encontrei o Twazzup, que desempenha um ótimo trabalho em providenciar tudo em uma única página. Sentimentos, top links e fatores influenciadores estão disponíveis. O ranking destes influenciadores, entretanto, parece um mistério que eles mesmo estão querendo entender.

Fonte: Blog do Villela

Sobre Albert Takahashi
Brazilian-Japanese, gratuated in advertising, home-broker, traveler, experiencialist, blogger, tweeter guy, youtuber, digital influencer, living/studying French in Montréal currently, analysing the human behaviour and its interaction with the social media.

2 Responses to Ferramentas gratuitas para mensurar resultados em Mídias Sociais (Via Blog do Villela)

  1. Pingback: Tweets that mention Ferramentas gratuitas para mensurar resultados em Mídias Sociais (Via Blog do Villela) « Ideando -- Topsy.com

  2. Cristina says:

    Ótimo post, com excelentes fontes de pesquisa. Procurava há meses e este foi o único que realmente me informou conteúdo. Obrigada.

Deixe um comentário