O que está por trás da fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour? (Via Finanças Inteligentes)
O estardalhaço criado na mídia focando a briga entre os sócios controladores do Pão de Açúcar e
Carrefour está camuflando uma operação do
governo para influenciar/intervir diretamente o setor de supermercados no
Brasil. Lamentavelmente o governo está articulando nos bastidores mais uma intervenção direta na
economia do país. Após a bilionária jogada feita no ano passado para aumentar sua participação na
Petrobras por meio do
BNDES utilizando
dinheiro público, o governo agora quer interferir e influenciar as grandes redes de supermercados no Brasil através do BNDES utilizando novamente o dinheiro público.
A fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar só poderá acontecer com a intervenção do governo, que ficará a cargo de injetar o dinheiro via BNDESpar (braço direito do BNDES) para que a união se concretize. O governo passaria a ser o grande sócio desta nova empresa a ser criada aumentando sua influência sobre a economia do país. Nos últimos anos o governo tem viabilizado fusões e se tornando sócio de um número crescente de empresas no Brasil. No ramo de energia é indiscutível, “quem manda” na Petrobras é o governo. No ramo de mineração, o novo presidente da Vale (Murilo Ferreira) já deu sinais de que vai ceder aos interesses do governo, a Vale estuda atuar no ramo de siderurgia (um dos setores menos rentáveis da economia atualmente).
“Curiosamente” as empresas onde o governo tem forte participação societária fazem parte de setores monopolizados da economia, não há concorrentes a altura de uma Petrobras ou Vale e não vai haver concorrentes a altura de uma fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour. Isso é um perigo para qualquer economia do mundo, a história mostra que a forte presença do Estado não é saudável para o crescimento econômico sustentado.
A dura verdade é que o varejo brasileiro está para ser “estatizado” e as pessoas não tem conhecimento disso. Além disso, representantes de fornecedores de leite longa vida, trigo, carne bovina, café torrado e moído e entre outros consideram que a alta concentração do varejo é negativa em termos de negociação, por causa da perda do poder de barganha. Juntos, Pão de Açúcar e Carrefour dominarão 1/3 do mercado varejista nacional e os consumidores poderão ser prejudicados mais uma vez.
Os chineses compram o nosso minério, levam para a China e fazem o aço, voltam aqui e conseguem vender o aço mais barato do que o de nossas próprias siderúrgicas. A nossa gasolina é uma das mais caras do mundo para um país que é potência petrolífera. Estes são apenas alguns exemplos do que representa o verdadeiro poder do estado sobre a economia.
Voltando para o mercado de capitais, pode-se observar que o giro na
Bovespa ficou concentrado nas siderúrgicas (estavam bastante sobrevendidas) que sustentaram a leve alta do índice, já que vários setores da Bovespa estavam operando na venda (o famoso rodízio no qual sempre comentamos aqui no Finanças Inteligentes). O índice bovespa deixou um doji de indecisão acima da linha central de bollinger, o que não é um bom sinal para o curtíssimo prazo, os trades não encerrados após a entrada de ontem devem estar com stops ajustados para evitar devolver o lucro pro mercado. O índice agora tem pela frente uma LTB a ser rompida.

No cenário internacional a aprovação do plano de austeridade fiscal pelo Parlamento grego não surpreendeu os mercados, já que o fato foi precificado anteriormente conforme análise explicativa feita pelo Finanças Inteligentes
na terça-feira dia 28/06. O índice
Dow Jones fechou em alta testando a sua LTB da tendência de baixa no curto prazo. Pode aparecer um movimento de realização de lucros em
Wall Street a partir de amanhã.
Fonte: Blog Finanças Inteligentes
45.534088
-73.563152
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Bom, nao vejo problema nenhum. Sendo assim e so cultivar o ativismo politico e o espirito de cidadania para exercer uma maior pressao sobre os governantes e o preco da comida abaixa..porque nao? um preco justo que nao gere lucro demasiado, basta pressionar o governo. E viavel. Se o que for, Hugo Chavez e o mercado popular na Venezuela proporciona comida pra todos a um preco acessivel.
Eu apoio medidas que tirem poder do setor privado e aumentam o poder do publico, setor publico sim. Governo e setor publico porque os politicos deveriam ser mera representacoes dos cidadaos. O modo como a gente encara a politica como um mundo a parte tem que mudar para que possamos melhor controlar tudo o que tem grande impacto no nosso dia-a-dia.
Eu entendo as consequencias para a economia nacional, mas acho que progresso tem que acompanhar uma serie de outros fatores que nao sao levados em consideracao pelo setor privado. A nao ser quando usando o “slogan” de politicamente correto aumentam o seus lucros.
Hey there i am reading this site for some time. I just want to say that i am satisfied by quality of information provided by the author.
It’s exhausting to find educated individuals on this matter, but you sound like you recognize what you’re speaking about! Thanks
You should take part in a contest for top-of-the-line blogs on the web. I’ll recommend this website!