A “casa caiu” para o BlogBlogs: fazendo + 1 órfão

Estava dando uma atualizada nos links do meu blog e fui procurar conteúdo relevante no BlogBlogs (Indexador de blogs brasileiro muito popular).

Fazia um tempo que não o visitava para falar a verdade e por isso fiquei espantado ao perceber que o grupo encerrou seus serviços na véspera de 2011. Li um artigo no Sequelanet que explicou o contexto e motivo pelo qual “a casa caiu” para o Blogblogs.

Particularmente, acho triste. Além de prover um serviço de qualidade, também agregava artigos interessantíssimos e variados. Segundo o artigo do Sequelanet, o principal motivo para a “quebra” foi a “memetização” de blogs pequenos – que começaram a trocar links entre si. Quem usou o BlogBlogs sabe que quanto maior a quantidade de links para outro blog, melhor será o ranking, “popularidade” e visibilidade do mesmo.

Minha conclusão:

Acredito que uma pessoa que precise influenciar a outra usando o escambo de links para ficar popular é o mesmo tipo de pessoa que não acredita nas próprias ideias ou teme que as mesmas não sejam aceitas. “Os fracos”! Mas a culpa não é deles, TALVEZ seja ignorância, afinal, se o governo não canaliza o dinheiro das taxas de modo correto, óbvio que a população será afetada. Nesse contexto de desigualdades, o resultado é claro, a base da pirâmide vem em primeiro lugar!

Quando a vida fica difícil, a válvula do “espertalhão” é ligada, é preciso encontrar uma solução não importando os fins. OPORTUNISMO. Qualquer maneira de tirar vantagem de qualquer coisa no menor espaço de tempo é válida (isso pode ser aplicado a qualquer área no Brasil). Na blogosfera, não seria diferente. Levando em conta que as mídias sociais são relativamente novas e que é difícil fazer com que pessoas letradas (que tiveram ao menos uma educação formal adequada) as entendam e as utilizem de maneira ética, como esperar isso das pessoas ignorantes (não por opção)? E como essas vão reagir à quantidade e velocidade de informação somadas à oportunidade clara de ser, talvez, a próxima “celebridade digital”???

IMEDIATISMO. É preciso ganhar agora qualquer coisa e então chegamos ao ponto onde a sociedade leva o “troco”. Muitos que usavam o Blogblogs da maneira correta foram afetados tão afetados quanto os que que fizeram a “memetização”.

Espero que possamos aprender com esses erros para evoluir a blogosfera no que se refere a conteúdo.

Vou falar mais uma vez do script no Twitter. Antiético? Pode ser… escrevi dois posts mostrando meu ponto de vista e explicando o motivo pelo qual uso o serviço e por isso não vou detalhar aqui (coloquei os links dos posts para quem quiser ler meus motivos e debater).

Diferença entre Twitter X Blog no que se refere a conteúdo:

Twitter: tem limite de 140 caracteres, embora existam ferramentas que permitam extender o limite (fazendo com que o Twitter perca o motivo de existir, em minha opinião). E esse é outro motivo pelo qual, não acho antiético usar script.

Blog: tem muito mais credibilidade devido a quantidade de blogs de qualidade X blogs “de esquina”. É preciso suar, pensar, refletir para escrever algo relevante. Leva muito mais tempo do que escrever “estou no dentista vendo uma Playboy” e apertar o botão de SEND.

“Memetizaram” objetivando o mal, mesmo que sem querer. Um amigo me disse uma vez que quando não estamos felizes com algo, devemos combater. Estou aqui fazendo minha parte e combatendo algo que acho errado e convido os que ficaram chocados a memetizar esse post se o quiserem. Pois quase tudo tem dois lados e pode ser usado de variadas formas. Seja consciente e tente utilizar e pensar de um jeito que não vá afetar a vida de terceiros de uma forma negativa.

Últimas notas: sei que é utopia, mas linkar blogs ou sites, na minha opinião, deve ser espontâneo. Não retribua links só por retribuir. Não é como retribuir followers no Twitter – não para mim.

Encontrei o OBLOGGERAL, não sei se é bom ainda, estou testando. Antes de fazer o cadastro e trocar links como se troca figurinhas da Copa, pense no Case do BlogBlogs.

Quando replicar artigos no seu blog forneça as fontes, é mais autêntico do que “roubar” conteúdo, e vai agregar credibilidade. No fim, é o que diferenciará o seu blog. Como na vida, construir um nome, marca ou reputação pessoal leva tempo, mas vale à pena no longo prazo.

OS EXTREMOS:

O começo em comemoração ao primeiro ano de vida:

E o fim avisando alguns do final (retirado do sequelanet):


Posts explicando o por quê de utilizar scripts no Twitter:

1. Opinião: por que o Twitter está se tornando o meio de comunicação + lento

2. “Twitter: por que não usar scripts?”

Anúncios

Sobre Albert Takahashi
Brazilian-Japanese, gratuated in advertising, home-broker, traveler, experiencialist, blogger, tweeter guy, youtuber, digital influencer, living/studying French in Montréal currently, analysing the human behaviour and its interaction with the social media.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: