Opinião: por que o Twitter está se tornando o meio de comunicação + lento

Como qualquer nova mídia social o Twitter começou causando certa “estranheza”. Muitos não viam sentido e muitos o acham inútil ainda hoje. E afinal, o que tem demais em escrever somente 140 caracteres?? Bom… querendo ou não, acreditando ou não, a moda pegou! Pessoas começaram a gostar, empresas e pessoas a encontrar novas soluções e um novo mercado, serviços como os compactadores de URLs ganharam mais visibilidade. O que mais?

Potencialmente forte em relação à cobertura devido à facilidade de seguir ou ser seguido para ver o que as pessoas estão postando. O meio de comunicação mais rápido com certeza, pois você pode ler o título e se interessar, acessar o link. Ok… no entanto, a ferramenta mostrou como é o comportamento humano das massas. Puro narcisismo?? Vontade de aparecer e ser famoso?? Tá certo que a internet é democrática, mas como e por que o Twitter está se transformando de uma ferramenta promissora para influenciar e compartilhar informações de forma rápida para o novo telegrama da vida moderna??

Se você utiliza o Twitter há algum tempo, deve ter percebido que a maioria das pessoas posta coisas cotidianas. Coisas do tipo “briguei com minha mãe hoje”, “Hoje o dia tá uma merda”, e por aí vai. Esse tipo de narcisismo digital foi influenciado pelo próprio Twitter ao estabelecer 140 caracteres como limite de uso, afinal, o que escrever em 140 caracteres? Somando isso ao fato de que as pessoas querem ser populares e que, com a internet, elas podem ser a próxima celebridade, chegamos ao Twitter como ele é hoje. Um lugar cheio de SPAMs, e novas empresas vendendo serviços para aumentar o tráfego digital.Pessoas usando serviço de scripts para aumentar o número de followers.

Podemos julgar tais pessoas??

Muitos conseguiram visibilidade como a Twittess/Tessália (que participou do BBB). A mesma foi julgada por usar scripts para “anabolizar” o número de seguidores e alguns argumentavam que ela não poderia ser considerada influente por essa razão… por que não?? Serviços são criados devido à demanda… a regra mais básica do mercado capitalista – “oferta e demanda”. E a demanda já era alta… afinal, qual a diferença de seguir pessoas manualmente ou usar uma ferramenta mais rápida?? E quanto tempo duraria até as pessoas perceberam que tais ferramentas serviriam como um atalho??

Autenticidade… alguém pode me explicar então qual a diferença em anunciar em jornais?? Não se trata de cobertura? No microblog, mesmo que você tenha usado scripts, se você tem 200.000 seguidores, há uma boa possibilidade que muitas pessoas vão ler qualquer coisa que você escreva. A mensagem vai chegar, o problema vai ser influenciar (mas isso é outro assunto, se trata de segmentação de mercado e, principalmente, a maneira como determinada mensagem é transmitida).

Mas por que julgar, se, afinal, a internet é uma ferramenta democrática? O que é ser autêntico?? Depende do objetivo! Se o seu é ter um número grande de followers de forma rápida, use as ferramentas disponíveis (In Rome, do as a Roman). Como em tudo na vida, é preciso se adaptar!! Voltando ao início, há uma diferença entre o Luciano Huck postar que ele está almoçando com a Angélica ou que você está almoçando com sua mãe. Conclusão: as pessoas não estão interessadas na sua vida cotidiana, simplesmente porque você não é famoso. Essa é a lei das massas no Twitter e é a isso que você deve se adaptar seguindo os seus objetivos.

Você como pessoa comum, pode postar as melhores frases, as mais criativas, os melhores conteúdos no que se refere à informação (subjetivo). Aposto com você… espontaneamente, eu dúvido que você vá chegar a 100.000 followers se não começar a seguir pessoas. Se você conseguiu… mordi a língua, te dou os parabéns e aproveito para pedir dicas de como você o fez! Se seu objetivo é ter Followers de qualidade, continue o seu trabalho, acredito que o está fazendo de acordo e com qualidade.

Voltando… como consequência, é normal você encontrar hoje pessoas com mais de 2.000 mil followers. Mas respondendo a questão levantada no começo do post, devido ao número de Followers alto, quando alguém pergunta mesmo algo simples, a comunicação demora a chegar. Um cara simplesmente pergunta a outro sobre quando será o próximo jogo dos Yankees e a resposta chegará no dia seguinte ou na semana seguinte! Se é que ele vai lembrar da pergunta!

Outro artigo relacionado anteriormente com meus argumentos sobre os scripts “Twitter: por que não usar scripts?”

Anúncios

Sobre Albert Takahashi
Brazilian-Japanese, gratuated in advertising, home-broker, traveler, experiencialist, blogger, tweeter guy, youtuber, digital influencer, living/studying French in Montréal currently, analysing the human behaviour and its interaction with the social media.

One Response to Opinião: por que o Twitter está se tornando o meio de comunicação + lento

  1. Pingback: A “casa caiu” para o BlogBlogs: fazendo + 1 órfão « Ideando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: