CasaCor com aulas de gastronomia e degustação gratuitas

No CasaCor, Jockey Club de São Paulo, rolarão diversas amostras de arquitetura, design e gastronomia em ambientes inspirados na África do Sul.

Ontem, dia dos namorados, fui para lá averiguar e também participar de um curso de degustação de queijos e vinhos e posso dizer que foi uma experiência bem diferente. Alguém já assistiu ‘Sideways’? Acho que a tradução em português é ‘Entre umas e outras’… enfim, o filme é muito bom e já foi até parodiado em um episódio de “Os Simpsons”… mas o que isso tem a ver com o curso?

R: O filme conta a história de dois amigos que vão viajar antes do casamento de um deles, o que não vai se casar é um enólogo (especialista em vinhos) e começam a passar por diversas regiões para provar vinhos (esse resumo mostra o por que de minha menção ao filme – imperdível).

Voltando ao assunto… a degustação começou as 19:00 horas, o curso durou até umas 20:30h mais ou menos, fomos conduzidos pela sommelier Fernanda Vianna que foi bem didática e soube nos entrenter e ensinar como apreciar os gostos de 3 tipos de vinhos com 3 diferentes tipos de queijo. Para falar a verdade não me lembro dos nomes, então vou dizer sobre o que me lembro.

1. Tanino. É o que o vinho faz com a gordura e outras substâncias que sobram na boca e também no corpo. Fernanda contou uma história sobre uma pesquisa que fizeram mostrando por que os franceses, apesar de comerem tantas comidas gordurosas como os americanos, não tinham a mesma tendência a terem ataques cardíacos. R: Tanino. Os franceses são conhecidos por beberem vinhos, podem chamar de desculpa para o alcoolismo, no entanto, Fernanda chamou isso de “Paradoxo Francês”, eu acho que é, realmente, uma ótima desculpa… afinal, quem não curte um vinho às vezes? ou sempre? rs

2. Como retirar o máximo do sabor de um vinho. O primeiro passo é inclinar a taça sobre uma superfície branca e verificar a diferença de tonalidade do vinho, depois sentir o cheiro do vinho (vide Sideways para ver que não é falta de educação colocar o nariz integralmente na taça) e tentar descobrir que cheiros a bebida rememtem (madeira? uva?pinho? etc.), e provar o vinho sentindo seu gosto. Passo 2: chacoalhe um pouco a taça, sinta novamente o cheiro e dê outro gole (a tendência é que ao mexer o vinho, os odores mudem um pouco e o gosto também. Passo 3: a temperatura do vinho influencia, a temperatura ideal não é gelada e sim fria, pois se estiver muito gelada pode fazer com que o paladar não sinta o verdadeiro sabor. Passo 4, comemos o queijo (a essa altura já não me lembrava o nome) e provamos o vinho de novo para ver como o gosto se alterava. Passo 5, come-se o queijo novamente para ver como o gosto do queijo seria alterado.

Frescura? Talvez, mas a experiência foi bem legal! E por que não tentar?? Mesmo que seja para que vocÊ tenha certeza que degustar vinho é coisa de fresco e o que, vale a pena, é virar a garrafa até cair.

Enfim, gostaria de contar também dos vários ambientes decorados, mas receio que, assim como não consegui exprimir de modo leal a degustação, não conseguirei demonstrar em palavras a sensação visual que tive. Mais tarde atualizo umas fotos que tirei de lá.

Por enquanto, fica a dica: O CasaCor e suas dicas e cursos gratuitos acontecerão até o dia 13 de Julho, ou seja, tem um mês ainda. Entre no site, faça a inscrição gratuita e apareça por lá. Valerá a pena!

Site: http://www.brastemp.com.br/bgourmet/

Anúncios

Sobre Albert Takahashi
Brazilian-Japanese, gratuated in advertising, home-broker, traveler, experiencialist, blogger, tweeter guy, youtuber, digital influencer, living/studying French in Montréal currently, analysing the human behaviour and its interaction with the social media.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: