Copa 2010: Lista de convocados e o porquê da escolha de Dunga

Primeiramente, não foi surpresa para mim que nem Neymar e Ganso tenham sido convocados dessa vez. O que achei que não iria acontecer foi a não-convocação de Adriano.

Motivos para não ter chamado nem Neymar ou Ganso:

Se Dunga o fizesse, teria sido de certa maneira hipócrita, pois desde que entrou na seleção dava a ideia que quem fosse leal a ele teria mais chances de ser convocado. Ou seja, os convocados que se comprometeram e tiveram boas sequências de jogos sob seu comando estão na lista – obviamente que deixar ou não deixar de ser hipócrita fica em segundo plano aqui, pois é preciso analisar o que seria melhor para a seleção. Apesar do ótimo momento de Ganso e Neymar, não era a hora deles. Ganso tinha muito mais chances que Neymar devido à posição em que joga, Neymar tem as características de Robinho e Nilmar (Por isso me surpreendeu o corte de Adriano que é um atacante de ofício).

Um fato que pode ter atrapalhado a ida de Ganso, pode ter sido a própria mídia que o tentou colocar na seleção. Os mesmos veículos e jornalistas que ‘jogaram pedras’ quando Dunga assumiu o controle foram os que fizeram o lobby. Se na cabeça de Dunga as chances de Ganso ir para a seleção eram de 40%, depois de toda a pressão da mesma mídia que o criticou, as chances caíram pelo menos para 15%, se não tiver sido um fator decisivo para a não-convocação.

Motivos para não ter chamado Ronaldinho Gaúcho:

Quando pediu dispensa junto com Kaká da Copa América ele se arriscou demais. Já não vivia um bom momento em jogos da seleção e se deu ao luxo de confiar no seu talento para ir à Copa. Qual foi o motivo da troca de técnico e da perda da taça em 2006? Justamente a falta de comprometimento, toda a festa e a arrogância. O Milan perdeu os principais torneios e Ronaldinho esboçou metade do jogador que já foi.

Motivos para não ter chamado Adriano:

Falta de disciplina também. Ele é matador, não há como negar. No entanto, uma copa separa os “homens dos meninos”. E as atitudes de Adriano na Inter, no São Paulo e no Flamengo tem sido muito infantis e a consequência foi conhecida hoje.

Lista de 23 convocados para a seleção brasileira na copa 2010:

Goleiros: Júlio César (Internazionale-ITA), Doni (Roma-ITA), Gomes (Tottenham-ING)

Laterais: Maicon (Internazionale-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Michel Bastos (Lyon-FRA), Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros: Lúcio (Internazionale-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR), Thiago Silva (Milan-ITA)

Meio-campistas: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Josué (Wolfsburg-ALE), Elano (Galatasaray-TUR), Ramires (Benfica-POR), Júlio Baptista (Roma-ITA), Kaká (Real Madrid-ESP), Kléberson (Flamengo)

Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Nilmar (Villarreal-ESP), Grafite (Wolfsburg-ALE), Robinho (Santos)

Anúncios

Sobre Albert Takahashi
Brazilian-Japanese, gratuated in advertising, home-broker, traveler, experiencialist, blogger, tweeter guy, youtuber, digital influencer, living/studying French in Montréal currently, analysing the human behaviour and its interaction with the social media.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: